• Laura Oliveira

Planejamento mensal: Como eu crio equilíbrio estabelecendo metas mensais, semanais e diárias







Todos nós já ouvimos falar dessa palavra mágica: equilíbrio. O conceito de equilíbrio pode ser uma luta tão grande que muitos chegaram à opinião de que o equilíbrio realmente não existe. Podemos realmente equilibrar várias coisas para que nosso coração se sinta realizado em todas as áreas da nossa vida?


Enquanto alguns questionam a possibilidade, acredito que seja possível criar equilíbrio. Perceba como eu digo criar, pois acho que equilíbrio é algo com o qual precisamos ser intencionais e parecerá diferente para cada um de nós, já que todos temos coisas diferentes que precisamos equilibrar.


Como mãe de duas crianças pequenas, proprietária e administradora de um negócio fotográfico em casa, eu realmente estudei e pensei bastante sobre esse conceito de equilíbrio para ter certeza de que meu coração está em paz em como eu lido com todas as minhas responsabilidades e garanto que vou dormir à noite sabendo que fiz o meu melhor. Isso não quer dizer que eu tenho o segredo pro equilíbrio perfeito, mas aprendi que a definição mensal de metas é a minha maior chance de equilibrar casa, trabalho, maternidade, fé, tempo e fotografia.


Tantos me perguntam como consegui arranjar tempo para a fotografia, minha empresa e projetos pessoais, ficando em casa em tempo integral com duas crianças pequenas. É tudo sobre ser realmente intencional com o meu tempo. Para lhe mostrar um pouquinho da minha abordagem para criar e me sentir equilibrada e intencional com o meu tempo, aqui estão coisas que faço diariamente, semanalmente e mensalmente para criar equilíbrio e criar tempo para mim na forma de definição de metas mensais.


Estabeleço metas todos os meses para mim e, enquanto alguns objetivos permanecem os mesmos, outros mudam de mês para mês. Eu verifico meus objetivos várias vezes por semana para ter certeza de que estou no caminho certo e para ver como preciso planejar meu tempo para o dia ou a semana. Ao criar minhas metas mensais, normalmente sento-me por volta do dia 25 do mês para realmente mergulhar fundo nas metas do próximo mês, vendo as novas coisas que quero alcançar no próximo mês e ver as coisas que gostaria de continuar do mês anterior.


Para lhe dar uma ideia clara de como faço isso, aqui está uma visão real dos meus objetivos e do que faço diariamente, semanalmente e mensalmente para criar equilíbrio em minha vida e coração.



PALAVRAS DE INCENTIVO E PRIORIDADES


No topo de cada mês, escrevo palavras encorajadoras para mim mesma e para declarar minha principal prioridade. Geralmente minhas palavras me lembram paciência e resistem ao perfeccionismo.



METAS MENSAIS


Quando se trata de definir metas mensais, as minhas tendem a mudar de mês para mês e são metas que normalmente demoram um pouco mais. Normalmente faço um curso de fotografia, assisto aulas ou faço algum curso relacionado a empreendedorismo, organizo minhas fotos do mês e leio pelo menos um livro por lazer todo mês, como forma de arranjar tempo para mim. Essas quatro metas são consistentes, mas outras metas mudam de mês para mês com base nos projetos em que estou trabalhando. Coisas como planejar festas de aniversário, planejar viagens ou trabalhar em um e-book são outras coisas que colocaria na categoria de meta mensal.



METAS SEMANAIS


Minhas metas semanais na verdade tendem a ser as mesmas a cada mês, pois descobri que essas coisas semanais realmente criaram um equilíbrio para mim. É importante entender que, quando você encontrar algo que funciona, não há problema em repetir. Siga em frente! Demorei um pouco para desenvolver meu sistema para metas semanais, mas elas realmente funcionam para mim e me fazem sentir equilibrada.


  • Tempo dedicado a mim mesma: toda semana, eu intencionalmente dedico algum tempo a mim mesma. Pode ser num dia de semana ou se eu não conseguir, no final de semana, onde saio sozinha por algumas horas para fazer algo completamente para mim. Seja para ir a a uma exposição, ao cinema ou fazer a unha, é hora de me permitir. Não há compras de supermercado ou tarefas, mas algo para mim.

  • Blog: Eu gosto de ser intencional sobre blogs uma vez por semana, já que isso me incentiva a manter minha edição de fotos em dia e ajuda a manter meu site ativo.

  • Limpar a caixa de entrada de e-mail até sexta-feira: essa faz uma diferença gigante no mundo dos negócios para mim, ao equilibrar trabalho e família. Eu gosto de entrar em cada fim de semana com uma caixa de entrada limpa para que eu possa realmente estar presente com minha família. Eu gosto de ter certeza de que tudo está amarrado e respondido na sexta-feira e literalmente deletar tudo na minha caixa de entrada antes de ir para o meu final de semana. Também garante que minha correspondência esteja sempre atualizada com clientes, colaborações ou contabilidade.

  • Completar uma tarefa incômoda: todos nós temos aquelas tarefas incômodas que odiamos fazer. Eu gosto de escolher uma, a cada semana, e resolvê-la. Seja agendando uma consulta médica, finalizando um projeto de edição ou resolvendo uma burocracia, certifico-me de abordar uma tarefa temida por semana. Quando essas tarefas persistem, pode ser realmente prejudicial para o progresso a longo prazo, então enfrentá-las semanalmente realmente ajuda a arranjar tempo para as grandes coisas.

  • Fazer uma arrumação e doar ou jogar fora: sou grande em organizar e manter a ordem. Eu gosto de escolher uma área da casa a cada semana para arrumar e, se necessário, limpar. Quer seja a estação de correio no balcão da cozinha ou os brinquedos das crianças, escolho algo para organizar e, se necessário, dôo ou jogo fora. Manter a casa arrumada e minimizar as coisas realmente ajuda tudo a funcionar sem problemas.



METAS DIÁRIAS


Como minhas metas semanais, minhas metas diárias permaneceram as mesmas por algum tempo agora. Eu realmente encontrei o ritmo perfeito para mim que cria a minha versão de equilíbrio. As metas diárias devem ser concluídas e verificadas diariamente, permitindo que você dê um "check" ao lado de cada meta / tarefa em seu planejador de metas.


  • Meditar: Por muito tempo tentei meditar por 20 minutos e vi que isso acabava me estressando porque muitas vezes não conseguia fazer. Reduzi essa meta pra 5 minutos e venho conseguindo com mais consistência. A meditação me ajuda estar ser mais consciente e presente nas minhas atitudes, o que transforma minha vida, especialmente com os desafios da maternidade e do trabalho.

  • Arrumação "express" da casa: Em geral no fim do dia, passo pela casa e tento retornar cada objeto ao seu lugar. Levo cerca de 5 minutos e quando acordo no dia seguinte, a casa é um ambiente agradável de se estar.

  • Caderno da gratidão: fazendo tempo diariamente para ser grata tem me ajudado a focar na solução, ao invés do problema. O tal do foco na abundância, ao invés da escassez.

  • Água: Eu bebo o máximo de água que conseguir por dia, simples assim.

  • Paciência: com duas crianças pequenas, lembrar de ser intencional com paciência ajuda muito.


A definição mensal de metas realmente me ajuda a manter o equilíbrio na minha vida e ajuda a garantir que eu cuide de mim mesma para que eu possa ser a melhor mãe, esposa e profissional que eu posso ser. Quando sou intencional com meus próprios objetivos pessoais, isso realmente me ajuda a viver minha melhor vida. Como mães, estamos sempre colocando os outros na frente. Nós somos as cozinheiras, faxineiras, motoristas, enfermeiras.


O estabelecimento mensal de metas é uma maneira simples de não esquecermos de nós mesmas e garantir que estamos continuamente pensando em nossos próprios objetivos pessoais.


Se você usa planner, Bujo ou sua agenda, não importa. Eu já usei de tudo e percebi que tudo funciona, se a gente se comprometer. Planejando metas eu consegui muitos objetivos que teriam parecido quase impossíveis para uma mãe de dois pequenos. É incrível como um planejador de metas pode ser tão encorajador e poderoso, permitindo que eu coloque meus sonhos no papel. Pequenas coisas como as leituras diárias se transformam em ler livros inteiros. Pequenas coisas como escrever diariamente se transformam em eBooks publicados. Uma coisa que aprendi é que pequenas coisas se transformam em grandes coisas, então pequenas tarefas diárias são tão importantes quanto grandes objetivos.


Faça um favor a si mesma e dê uma chance ao estabelecimento mensal de metais. Eu prometo a você que colocar seus objetivos no papel é poderoso na criação de equilíbrio e tempo em sua vida para fazer todas as coisas que você ama.

0 visualização0 comentário